quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Oii! O chocolate deu certooo! Agora estamos viciadas em fazer chocolate! =)
#ALLANE, não te convidei pq era um teste pro meu niver, não se preocupe que terça vc vai comer! =)

Cheguei agorinha em casa. Qd peguei a Luana na aula, fomos lanchar no POint Chinês. Ela estava eufórica pq AMOOU Tiago, o prof de adm, dono do cursinho, que já havia dito que era PERFEITOOO! Mas na verdade, o que ela amou mesmo foi saber que ele é totalmente a favor do "caso" dela, que acredita que ela e os outros têm direito. O caso é seguite: em DEZEMBRO DE 2005, foi feito um concurso aqui em Sergipe para o preenchimento de 35 vagas de defensores públicos. Com o prazo de validade prorrogado até DEZEMBRO DE 2009, começou a luta contra o tempo. Embora vários municípios de Sergipe não possuam defensores públicos, o que, sem dúvida, dificulta e muito o acesso de todos à justiça, garantia constitucional, não se percebe a vontade política de criar novas vagas de defensores públicos. No ano de 2006, o Ministério Público ingressou com uma Ação civil pública a fim de que o Estado de Sergipe nomeasse Defensores Públicos. E, nessa ação, fez referência a 24 defensores públicos nomeados IRREGULARMENTE, visto que ingressaram nos quadros da Defensoria SEM a prestação de CONCURSO PÚBLICO após a Assembléia Nacional Constituinte. O problema foi que o MP não pediu que fosse tomada qualquer providência em relação a isso, tendo um PROMOTOR se justificado afirmando que “foi um cochilo”, esqueceram de pedir.
Em 2008, 3 pessoas assinaram (uma delas foi minha irmã) e outras mandaram adesão por fax uma REPRESENTAÇÃO no Ministério Público Federal, para que fosse encaminhada ao PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA e ele ajuizasse a AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE no Supremo Tribunal Federal, único órgão com competência para julgar esse tipo de ação, como já havia acontecido inclusive em MINAS GERAIS, onde até o Defensor Geral foi exonerado. O Procurador Geral da República despachou a favor e enviou para Brasília em SETEMBRO DE 2008 e, ATÉ HOJE o processo está parado, sem sequer um despacho, na Procuradoria da República em Brasília.No ano passado, esse assunto virou polêmica aqui no estado, tendo sido noticiado nos jornais locais. Algumas pessoas se posicionaram a favor desses Defensores em situação irregular, sob a alegação de que há mais de 20 anos eles trabalham para o povo e que não seria justo perder tudo depois de tanto tempo; outras, no entanto, se colocaram no lugar das pessoas que investem anos de suas vidas estudando e deixam de realizar um sonho, simplesmente porque há pessoas ocupando vagas de cargos públicos irregularmente.
A questão não é saber o que é justo ou injusto, afinal, o que é justo pra mim, pode não ser justo pra vc. E o que pra mim é justo é que minha irmã tome posse. O que, na verdade, tem que ser levado em conta é se é ou não constitucional. De que adianta ter uma Constituição Federal e não respeitá-la?! Eu já estou de saco cheio. Cada dia que passa eu me decepciono mais com as pessoas, cada dia que passa eu me dou conta do qt vc precisa ter um parente, um amigo, alguém influente pra conseguir o seu espaço. Pior: eu percebi que mesmo fazendo concurso, vc ainda depende de alguém. No caso delas, é do governador do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário